Casa do XV

Casa do XV 

O Estádio do Atuba XV de Novembro, tem origem primárias nos idos de 1967/1968, sendo conhecido atualmente como a Casa do XV.

Os alvi negros de outrora, formadores embrionários fincaram o pé na lama e no lodo, para construção do campo primitivo e da própria história futebolística da região do Grande Atuba. 

O velho Estádio do Atuba, nos tempos remotos era conhecido popularmente como “Campão” e abrigava todas as competições desportivas do velho Atuba. Construído com os braços fortes dos velhos desportistas, a área foi ocupada por mais de 10 anos por clubes extra-oficiais e embrionários do XV de Novembro, que passou a ter o controle  e administração da área já no início dos anos 80, quando a AA Atubense foi incorporada ao alvi negro.

O conhecido “Campão” não tinha estrutura de arquibancadas ou vestiários, mas se mantinha em franca atividade. A área onde se localizava o campo do Atuba, Casa do XV, pertencia a particulares. Em meados dos anos 80, na gestão do Prefeito João Chemin, houve um ajuste da municipalidade com o XV de Novembro e  os proprietários da área e em parte do “Campão” passou a ser construído o Posto de Saúde do Atuba, o que ocasionaria temporariamente a paralisação das atividades no velho campo.

Contudo, havia um compromisso da municipalidade na pessoa do Prefeito, de que haveria um redimensionamento do “Campão”, ajustando metragens, o que demandaria terraplenagem de alto custo, que embora fosse no mesmo local, necessitaria de grande trabalho.  Provisoriamente então, foi construída sobre a área, uma cancha de areia de existência efêmera, pois logo, na administração do Prefeito Lordes Geraldo iniciaram-se as tratativas para a desapropriação da área e construção do Estadio do Atuba.

Com a participação efetiva do presidente do XV de Novembro da época, Celso Cordeiro, este conseguiu os ajustes necessários com os proprietários da área e na administração do Prefeito João Dalprá, sobreveio a desapropriação, no ano de 1989.

A partir daí, os trabalhos incessantes e incansáveis da diretoria do XV de Novembro, fizeram com que o atual Estádio do Atuba fosse sendo reconstruído ao longo dos anos 90. Foram praticamente 10 anos de luta e dedicação dos alvi negros, para enfim, conseguirem a abertura da Casa do XV em maio de 1998.

Após a abertura do Estádio, o XV de Novembro realizou in´úmeras exerceu toda administração, dentro de seus recursos contando com alguma participação do Município.

O Estádio do Atuba XV de Novembro, como ficou conhecido, possui capacidade para 3.000 pessoas sentadas e já foi palco de grandes eventos desportivos, sempre comandados pelo EC XV de Novembro, que está estabelecido na área de forma sucessiva e continuada, há mais de 54 anos.

 

Visite a rede social e acompanhe atividades da Casa do XV, inclusive com check in

https://www.facebook.com/CasadoXV

SEGUE NA SEQUÊNCIA

 

Casa cheia Dezembro/20XV
Casa do XV – vista aérea/dezembro/2021