FALECEU KATINHA, ÍCONE DO XV !

0
1341

Faleceu hoje, aos 62 anos de idade,  o grande guerreiro Raimundo Francisco, Katinha como foi sempre conhecido. Um guerreiro atubense, nascido na cidade de Porecatú-PR, um dos maiores nomes da história do XV. A própria história do XV às vezes de confunde com alguns nomes. E Katinha era um deles.

Katinha, cujo apelido era uma alusão a um ex-jogador do Athletico Paranaense, nasceu em Porecatú, mas cresceu no velho Atuba. Se notabilizou por suas várias amizades e por seu espírito empreendedor, por sua alegria, por sua amizade.

Sempre envolvido com as questões especialmente desportivas, desde jovem esteve no comando de grandes situações no esporte e das recreações.

Sob seu comando, foi dado margem para que os jovens de outrora dançassem nas tardes de domingo,  no conhecido Baile dos Pretos e posteriormente foi um dos protagonistas do empreendimento que criou a antológica Danceteria Studio Mix.

Com um grupo de amigos de escola, foi um dos fundadores do EC XV de Novembro. Esteve presente em diretorias de outros clubes amadores que existiram na região e sempre assumiu os clubes nas  grandes dificuldades. Como vice-presidente do XV de Novembro, conquistou o maior título da história do esporte colombense até então, quanto em 1992, foi campeão da Taça Paraná de Juniores. Empreendedor, sem medo de errar, Katinha foi um dos protagonistas do primeiro time de futebol profissional da história de Colombo, quando colocou o XV de Novembro para disputar o campeonato paranaense da divisão intermediária em 1995.

Na presidência do XV de Novembro buscou de todas as formas ganhar o inédito título de campeão colombense, mas a fase não era propícia. Posteriormente, com Celso Cordeiro na presidência e ele como vice, entabularam várias projetos que levaram o alvi negro a partir de 2013, a frequentar todas as decisões de campeonatos de Colombo, até que finalmente, conquistaram o sonhado título de campeão da cidade em 20XV, sendo que de lá pra cá, foi o vice-presidente em todas as campanhas vitoriosas.

Katinha se manteve como vice presidente do XV de Novembro até dezembro/2022, quando com muito sacrifício acompanhava alguns poucos jogos de seu clube do coração, devido a enfermidade que o acompanhava.

Guerreiro, Katinha teve que realizar um transplante renal alguns anos atrás, para melhorar sua qualidade de vida. Contudo foi seguido por uma sequência de complicações que o levavam ao Hospital em sequências incalculáveis. Valente, nunca se deixava entregar, jamais se deu por vencido e mesmo assim, mesmo com as limitações que as enfermidades lhe impunham, organizou a Copa Ziquita de Futebol Juvenil e o primeiro time de futebol feminino do XV de Novembro.

Mesmo com dificuldades, o guerreiro nunca desistiu. As idas ao hospital fizeram parte de sua rotina. Nem sempre podia estar presente aos eventos, mas jamais desistiu de lutar pela melhora, pela vida.

Acompanhou seu XV pentacampeão à distância, por não poder estar presente na final do certame. Em dezembro de 2022, Katinha foi internado e lá ficou até hoje, quando chegou o dia do guerreiro descansar.

Katinha ficará para sempre gravado na história como um dos maiores nomes do XV de Novembro, como um dos personagens mais conhecidos no velho Atuba, e na cidade de Colombo.

Que o guerreiro descanse em paz!!

Com a mais vencedora diretoria do XV de Novembro de toda a história
Com o XV de Novembro na inesquecível Copa Dreher de Futebol Amador em 1981

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here